quinta-feira, 17 de março de 2011

OHSAS 18001







Demonstre o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho


Cada vez mais Organizações se mostram preocupadas em demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Este é um tema crucial para a imagem corporativa, envolvendo colaboradores, clientes, bem como outras partes interessadas.








A exigente legislação determina que as Organizações demonstrem um compromisso claro e prático com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Clientes e colaboradores querem esta informação antecipadamente, de forma a assegurar que a sua Organização continuará a satisfazer as suas necessidades a curto e médio prazo. É um desafio, mas também uma oportunidade para as Organizações reduzirem riscos e assegurarem um ambiente de trabalho mais seguro.
Prove o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

A certificação OHSAS 18001 permite-lhe demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, bem como melhorar continuamente a sua imagem corporativa.

O que é a especificação OHSAS 18001?

A especificação OHSAS 18001 é um referencial que contém requisitos para Sistemas de Gestão Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho desenvolvida em conjunto por um grupo de Organismos de Certificação internacionais, Organismos de Normalização nacionais, e outras partes interessadas. Permite às organizações gerir riscos operacionais e melhorar a sua performance. Orienta a gestão dos aspectos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho das actividades e dos negócios de forma mais eficaz, tendo em grande consideração a prevenção de acidentes, redução de riscos e o bem-estar dos colaboradores.

Os benefícios do OHSAS 18001

Demonstrar o seu compromisso com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho permite melhorar significativamente a eficácia das operações internas e consequentemente reduzir acidentes, riscos e períodos de paragem. A segurança do colaborador e a qualidade do ambiente de trabalho são significativamente melhoradas porque os objectivos e as responsabilidades são definidos, e todos os colaboradores são preparados para lidar de forma eficaz com quaisquer riscos futuros. Simultaneamente, a especificação OHSAS 18001 assegura a conformidade com os actuais requisitos legais, reduzindo o risco de sanções e acções judiciais.

A Certificação de Sistemas de Gestão é uma ferramenta que auxilia as Organizações, a médio e a longo prazo, a atingir a liderança no seu segmento de mercado.




                                            Daniel Ferri

                   Security Technician in Labor -(S.E.S.M.T.)
            Occupational Health and Safety Assessment Series
service specializing in security engineering and occupational medicine
                                  Reg. M.T.E. 24.842/SP
            call: 55+16 9746 0662/ mobile:55+16 9231 2045
                                Skype: daniel.hassam
                       Web: http://tecsafety.blogspot.com/

Aumenta o registro do número de doenças consideradas ocupacionais

Com a metodologia NTE, empresas que investirem em segurança serão recompensadas.

O aumento significativo do registro do número de doenças consideradas ocupacionais é apenas um dos efeitos provocados pela criação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). Por meio dessa ferramenta, a perícia do INSS estabelece uma relação entre certas patologias e determinadas atividades laborais, nas quais elas ocorrem com mais intensidade.


Isso significa que, entre outras coisas, a partir de agora passa a ser da empresa a responsabilidade de demonstrar a inexistência de um suposto vínculo entre o afastamento e o trabalho. Mesmo entrando em vigor recentemente, a medida ainda gera muitas polêmicas. As dúvidas dos empresários sobre o tema foram esclarecidas em uma palestra, promovida pelo Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho do CIESP Sorocaba, na terça-feira, 22.

O perito médico da Previdência Social desde 2005, Newton Flávio Soares Ferreira, foi quem conduziu a palestra. Pós-graduado na área – ele é coordenador do Programa de Saúde do Adulto da Prefeitura Municipal – o especialista acredita que o mérito dessa iniciativa está em premiar a empresa que investir em segurança. Aquelas que registrarem menos ocorrências em seu relatório irão pagar uma contribuição menor ao Seguro Acidente do Trabalho (SAT).

Nesses casos, o valor da alíquota pode cair até pela metade. “Haverá redução tributária para quem faz ‘o dever de casa’ e se empenha para garantir o bem-estar dos trabalhadores, cumprindo as exigências legais. Em contrapartida, naquelas instituições em que essa ainda não é uma prioridade, a conta deverá ser mais alta”, enfatiza Newton.

Por fim, ele acredita que o colaborador também será beneficiado. Newton lembra que as medidas de prevenção provocam um impacto direto sobre a qualidade de vida, elevando a auto-estima dos funcionários e, concomitantemente, as chances dele permanecer por um período maior no mesmo local de trabalho, gozando de saúde plena, com condições de atender a expectativa do empregador no que diz respeito a sua capacidade de produção.




                        Daniel Ferri
             Security Technician in Labor -(S.E.S.M.T.)
        Occupational Health and Safety Assessment Series
service specializing in security engineering and occupational medicine
                              Reg. M.T.E. 24.842/SP
           call: 55+16 9746 0662/ mobile:55+16 9231 2045
                              Skype: daniel.hassam
                    Web: http://tecsafety.blogspot.com/