terça-feira, 30 de novembro de 2010


Tec Safety - Assesseoria em Segurança e Medicina do Trablaho
Oferecemos aos nossos clientes uma ampla assessoria técnica, conforme determinações legais do Ministério do Trabalho e Emprego, visando a proteção e saúde dos colaboradores de sua empresa.

A SEGURANÇA TEM PRIORIDADE SOBRE A URGÊNCIA DE TODAS AS OPERAÇÕES!
Serviços Oferecidos:
-PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais 
-PCA - Programa de Conservação Auditiva -Avaliação de Agentes de Risco.
-PPR - Programa de Proteção Respiratória.
-Programa de Monitoramento e Controle de Agentes - Físicos, Químicos , Biológicos e Ruído.
-LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho .
-PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. 
-PPP - Pefil Profissiográfico Profissional Estudos específicos sobre exposição ocupacional. 
-Laudo Técnico nr-17 Ergonomia no Ambiente de Trabalho.
-Laudo de Iluminação.
-Laudo de Ruído.

Contatos: (16)3242 9704 /(16) 9231 2045
MAIORES INFORMAÇÕES AQUI

Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais
FacebookOrkutTwitter
Quero encaminhar essa mensagem para meus contatos
Não deseja mais receber nossas mensagens? Cancele o recebimento aqui.

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO - UMA VISÃO GERAL

Os Acidentes no Trabalho são objeto de estudo de um setor que, entre outras denominações, intitula-se de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)



O acidente é, por definição, um evento negativo e indesejado do qual resulta uma lesão pessoal ou dano material. Essa lesão pode ser imediata (lesão traumática) ou mediata (doença profissional). Assim, caracteriza-se a lesão quando a integridade física ou a saúde são atingidas. O acidente, entretanto, caracteriza-se pela existência do risco.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT apresenta a seguinte definição para o acidente do trabalho: "ACIDENTE DO TRABALHO (ou, simplesmente, ACIDENTE ) é a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão" (NBR 14280/99, Cadastro de Acidentes do Trabalho - Procedimento e Classificação.
Muitas vezes o acidente parece ocorrer sem ocasionar lesão ou danos, o que, a princípio poderia contradizer a definição acima apresentada. Alguns autores chamam esses acidentes de incidentes ou de "quase-acidentes". Outros autores, preservando a definição, os chamam de "acidentes sem lesão ou danos visíveis". Nesse caso o prejuízo (dano) material pode ser até mesmo a perda de tempo associada ao acidente. 
• Leia também: O que é Auxílio-Acidente?

Exemplificamos aqui dois acidentes com lesão: 

1) Acidente: exposição do trabalhador a ruído excessivo
 
• Causa : ausência de isolamento acústico e/ou não utilização de protetor auricular
• Conseqüência: perda auditiva (doença profissional).

2) Acidente: queda do trabalhador de um andaime

• Causa: ausência da proteção lateral do andaime e/ou não utilização de cinto de segurança 
• Conseqüência:
 fraturas diversas (lesões traumáticas) e/ou morte.

Existe uma ampla legislação sobre esse assunto, especialmente na área trabalhista e previdenciária, bem como excelentes livros disponíveis no mercado. O gerenciamento dos riscos associados ao trabalho é fundamental para a prevenção de acidentes. Isso requer pesquisas, métodos e técnicas específicas, monitoramento e controle. Os 
conceitos básicos de segurança e saúde devem estar incorporados em todas as etapas do processo produtivo, do projeto à operação. Essa concepção irá garantir inclusive a continuidade e segurança dos processos, uma vez que os acidentes geram horas e dias perdidos. 

Instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior dedicam-se a esse assunto em suas mais variadas vertentes, envolvendo uma grande diversidade de profissionais, devido ao seu caráter multidisciplinar. Muitos endereços na Internet contêm informações sobre segurança e saúde no trabalho. 

Acima de tudo, entretanto, a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida.