sexta-feira, 25 de março de 2011

MTE flagra trabalho degradante na Construção Civil na Região Metropolitana de Campinas/SP


imagem
 Auditores Fiscais do Trabalho - AFTs encontraram 26 operários da construção civil em condições precárias de trabalho na Região Metropolitana de Campinas/SP (RMC). A fiscalização recebeu a denúncia de que trabalho análogo a escravidão estaria sendo praticado em uma obra na Praia dos Namorados, em Americana.
De acordo com os AFTs que atuaram na ação, as vítimas, que vieram do Maranhão para trabalhar no local, foram encontradas em um alojamento superlotado e com problemas de higiene. Nas últimas semanas, já é o sétimo caso de problemas desse tipo encontrado em obras na RMC. Chama a atenção o aumento da incidência de trabalho degradante em área urbana.
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Prefeitura de Campinas e Ministério Público do Trabalho (MPT) estão discutindo com os proprietários das construtoras uma forma de solucionar os casos e evitar que ocorram novamente.
Mais informações na matéria do Portal RAC.
10/03/2011
Portal RAC
RMC tem nova denúncia de trabalho escravo
Uma nova denúncia de trabalho escravo na Região Metropolitana de Campinas (RMC) levou auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para uma obra na Praia dos Namorados em Americana. No local, a fiscalização flagrou 26 trabalhadores em condições precárias de sobrevivência.
Os operários, que vieram no início do ano de cidades do Maranhão, estavam em um alojamento sem estrutura, com superlotação e com problemas de higiene. Os auditores também afirmaram que os trabalhadores estavam no local sem receber pagamentos. Este é o quinto caso de operários da construção civil flagrados em situação precária desde o final do mês passado.
O flagrante ocorreu na tarde desta quinta-feira (10/03). O Ministério Público do Trabalho (MPT) também foi ao local e constatou as mesmas irregularidades. Próximo ao alojamento, os fiscais encontraram uma segunda casa na mesma situação, dessa vez com 22 trabalhadores vindos de Alagoas.
Na casa - os operários trabalham na mesma obra do alojamento anterior - tinham que dividir um banheiro e as condições de higiene eram precárias. Neste segundo flagrante, o MPT afirmou que alguns trabalhadores estavam com pouca comida e também estavam com pagamentos atrasados. O MPT informou que 18 empreiteiras contrataram 150 operários para a construção em Americana.
Nos próximos dias o MPT vai se reunir com os responsáveis da construtora e empreiteiras para discutir a situação dos trabalhadores. Alguns querem voltar para o Nordeste e provavelmente a construtora irá custear a viagem, além de pagar os salários atrasados dos operários.
Nas últimas semanas, outros quatro casos de trabalho degradante foram registrados na região. Nos anos de 2009 e 2010 foram registrados sete casos em toda RMC. O MPT, a Prefeitura de Campinas e o MTE se uniram para criar uma força-tarefa com objetivo de combater situações de trabalho escravo e degradante no setor de construção civil em Campinas.


                                      Daniel Ferri
             Security Technician in Labor -(S.E.S.M.T.)
        Occupational Health and Safety Assessment Series
service specializing in security engineering and occupational medicine
                                Reg. M.T.E. 24.842/SP
             call: 55+16 9746 0662/ mobile:55+16 9231 2045
                                Skype: daniel.hassam
                    Web: http://tecsafety.blogspot.com/